sábado, 15 de setembro de 2012
Olá meninas, tudo bom?
Hoje vim falar de cabelos. Vou falar sobre escova definitiva. Minha experiência com esse tipo de química então vamos lá.
Para começar preciso mostrar como era meu cabelo.
 
Bom é esse monstro ai.
Não achei minha fotos que tirei na primeira vez que fiz. Nelas davam para ver bem a diferença!
 
 
Muitas pessoas até gostavam, (namorado, mãe, avó, ...) só que dava muito trabalho para cuidar, tinha que sair com ele sempre molhado e emplastado de creme de pentear (como odeio isso). Aí, como eu fazia chapinha direto, ficava muito cansada e gastava muito tempo para fica pronto, então eu decidi fazer a escova definitiva.
 
 E como eu optei pela escova definitiva?
Foi assim, minha mãe tem uma amiga que é dona de salão e ela ia sempre lá e um dia ela fez a escova de chocolate, só que minha mãe tem o cabelo liso, mas como ela pinta muito e os brancos são fios mais grossos ela vivia reclamando e fez a tal escova de chocolate. Eu não notei mudança nenhuma e acho que ela também não, já que ela não fez mais.
Daí foi surgindo outros tipos de escovas, a progressiva, a definitiva, e outras que não me lembro. Só que eu tinha muito medo de fazer qualquer uma e meu cabelo cair, ficar ruim e talz. Minha irmã fazia relaxamento, só que para mim não ia ser suficiente já que queria o resultado liso. Esperei um tempo, fui conversando com várias meninas e cada uma me falava uma coisa. Até que um dia uma prima de uma amiga fez essa escova definitiva e ficou perfeitooo, mas ela fez lá no Rio de Janeiro e não tinha como eu ir lá para fazer né. Então eu procurei alguém que tivesse feito aqui em JF e achei uma colega minha e amiga da minha prima. O dela também tinha ficado muito bom, daí eu fui atrás e fiz muitas perguntas ela, onde ela tinha feito? Quanto ela pagou? Entre outras perguntas, sendo que ela foi muito legal em me responder tudo (falo isso porque tem muitas meninas que não gostam de falar). Enfim fui lá ao salão que ela tinha feito e conversei com os cabeleireiros. Eles foram muito legais, me esclareceram muitas dúvidas, conversamos bastante. (o que é muito importante)!!!!
Pedi para que minha mãe fosse lá conversar com eles e me falar o que ela achava, ela só decidiu depois que viu o cabelo da menina que eu falei (Bárbara). Então no natal de 2010 eu fui lá fazer. Algumas fotos aí!!!!
Quando eu disse que é muito importante conversar com o profissional é porque com ele você pode tirar todas as suas dúvidas, e é muito importante que você saia da conversa sem nenhuma questão e se sair volte, ligue e esclareça tudo, viu.
 
 O que é a escova definitiva?
O procedimento possui este nome, pois os cabelos não perdem o efeito liso com as lavagens, apenas quando os fios crescem. A técnica é também conhecida como escova permanente, alisamento japonês e reestruturação térmica. E promete durar mais tempo que a progressiva. A escova definitiva usa produtos que mudam a estrutura interna do fio. Por isso, o bom resultado depende do cabelo estar saudável e do cabeleireiro dominar a técnica.
 
 Como foi para mim?
Assim, foi a melhor coisa que fiz na minha vida. É um mega investimento que para mim valeu cada centavo. Por quê? Porque eu gastava umas 2 a 3 horas para secar e passar chapinha no meu cabelo todo, ficava cansada, suada, com dor nos braços, e ainda perdi muito tempo e depois que eu fiz, 10 minutos eram necessários para cuidar do cabelo. Eu nem preciso secar o cabelo, mas acho que fica muito mais bonito quando eu seco. Não preciso usar creme de pentear, não preciso carregar todo tipo de prendedor, buchinhas e afins. Nunca mais sair à noite com cabelo molhado, encharcado e emplastado de creme. (Deus me livre disso)!!!
 A parte ruim: é que o cabelo cresce!!! Hauahuah
Como meu cabelo é ondulado desde a raiz, logo que vai crescendo dá para ver a diferença. Eu retoco a raiz assim que completa 3 meses que eu fiz da última vez. Para quem tem o cabelo liso na raiz e vai ondulando nas pontas deve ter uma duração maior.
Já fiquei 8meses sem retocar a raiz e foi um sufoco, pois eu tinha que secar e passar chapinha na raiz... Mesmo assim não era ruim, já que o tempo que eu gastava era menor do que antes da definitiva.
 
 Como eu faço hoje?
Hoje em dia, eu não faço mais a definitiva, faço só o relaxamento. Esse relaxamento é a mesma química que é usada na definitiva já que é ela que alisa o cabelo. Por que eu mudei? Porque estava ficando muito caro fazer o processo todo e eu queria mudar um pouco. Queria tentar usar ele um pouco mais moderno, nem liso demais nem cachos de mais, um meio termo. Estou esperando para ver como vai ficar, se eu não gostar volto com a definitiva. Meu cabelo é até bom, ele aceita muito bem as químicas e eu tento dar uma cuidada nele em casa. Não uso muita coisa, só uma hidratação de vezes em quando. Depois eu faço um post falando como eu cuido do meu cabelo.
 
 Voltando na definitiva.
Cuidados antes de realizar o procedimento:
- antes de decidir por este método, o cabeleireiro precisa analisar se os fios resistem à química. Conforme a saúde dos seus cabelos, o profissional decide se já é possível aplicar os produtos, ou se é necessário fazer uma hidratação profunda antes.
- é muito importante realizar o teste numa mecha fina da parte de trás do cabelo para ver se você não é alérgica.
- as chapinhas que podem ser usadas no processo são as de porcelana, pois as de metal podem queimar os fios em contato com a amônia do produto.
- quem tem cabelos muito crespos deve pensar bem antes de tomar decisão, pois conforme o cabelo cresce, a raiz destoa bastante do resto dos fios. Neste caso, aconselha-se fazer primeiro um relaxamento para tirar o volume, e depois a definitiva ou progressiva para alisar.
 
 Cuidados depois de realizar o procedimento:
-a primeira lavagem deve ser no mínimo após 48 horas da aplicação do produto.
- nos dois ou três primeiros dias também não é aconselhável prender ou enrolar o cabelo, nem pegar chuva, pois ele pode ficar marcado.
- não use xampu de limpeza profunda, anti-resíduo, nem para cabelos danificados ou anti-frizz pois tiram o efeito da escova.
- procure usar xampus com pH neutro, sem sal nem corantes, xampus infantis para cabelos sensíveis ou o xampu da mesma marca do produto utilizado na escova progressiva. Peça indicação para seu cabeleireiro.
- no caso de fios coloridos é permitido o uso de xampus e cremes para realçar a cor dos cabelos.
- quando usar secador aplique um bom protetor térmico antes.
- procure fazer uma hidratação com queratina ou cauterização no salão ao menos uma vez por mês. Em casa, faça uma vez por semana com um produto indicado pelo seu cabeleireiro.
- programe-se para fazer o retoque da raiz quando o cabelo crescer ou depois de 3 meses. O retoque costuma ser mais barato que o processo inicial.
Vamos ao preço: Na primeira vez que eu fiz, paguei R$300,00. No retoque que foi 8 ou 9 meses depois paguei R$200,00. O terceiro retoque paguei R$120,00 (mudei de salão).
Tinha me esquecido de contar que eu experimentei fazer só a escova progressiva, mas não deu certo, meu cabelo ficou a mesma coisa ou até pior. A progressiva para mim não funcionou, paguei acho que R$80,00. E agora estou fazendo o relaxamento e custa R$60,00.
Dessa vez acertei no salão. Adoro a cabeleireira (Ivonete). Ela deu super certo e o preço é ótimo. Troquei de salão mais por causa do preço não do resultado. Outro dia passei no salão que eu tinha feito da primeira vez e estava fechado, funciona outra coisa no lugar, acabei perdendo o contato, mas estou bem com a Ivonete, obrigada!!! Heheheh
 
Para concluir meninas. O processo dura entre 3 a 5 horas, depende do seu cabelo. É um cadinho cansativo, mas pelo resultado vale a pena.
Antes de fazer qualquer química nos seus cabelos peça o profissional que faça um teste numa mecha.
Se você fizer e se arrepender, vai passar por uma fase de difícil, principalmente se não quiser cortar o cabelo. Use babyliss, curl formes ou volte a fazer escovas e chapinhas até o liso sair e o seu natural voltar.
Minha dica é o seguinte, faça outras químicas primeiro, de repente você se da bem com alguma que não seja irreversível.
Eu gosto do meu desse jeito, mas talvez se tivesse feito outras antes (fora a progressiva) talvez estivesse com os cacho mais bonitos, com menos volume. Eu não me arrependi tá, mas as vezes eu tenho a curiosidade de saber como seria, por isso estou só no relaxamento, mas se não ficar bom, volto com a definitiva.
Bom meninas, mais uma vez, converse com o cabeleireiro, tire dúvidas, procure ver o cabelo de outras pessoas e faça o teste. O resto seja feliz.
 
Algumas fotos do meu cabelo liso!!! 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Aliandra Souza,28 anos, formada em História pela UFJF. Formei, mas não sei o que quero fazer. Na verdade eu sei, só ainda não encontrei as ferramentas necessárias para ter o que quero. Gostaria de escrever um livro, fazer um roteiro para série, será que eu sonho muito? Aqui no blog você encontra um pouquinho de tudo que eu gosto, além de várias dicas bacanas. Adoro participação das leitoras, deixe seu comentário. É feito com muito carinho, espero que gostem!
Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!