domingo, 21 de setembro de 2014
Olá pessoal, tudo bem? Hoje resolvi fazer um post um pouquinho diferente e por isso em um dia da semana diferente também. Para quem esta conhecendo o blog agora, aqui você encontra post novo toda terça-feira e sábado a partir das 13hs. Nas quintas-feiras temos vídeo, embora não tenho conseguido postar, vou tentar subir um para a próxima quinta.

Faz tempo que eu quero postar algumas coisas diferentes por aqui e sempre fico com medo, mas que medo é esse Aliandra? Primeiramente é de não agradar as leitoras, que não seja visualizado, o maior é de ser muito criticada. Deixei alguns desses medos de lado e vim desabafar com vocês. Prometo não fazer um testamento, até porque nossa vida é tão corrida que ninguém quer ficar lendo muito tempo.

Vamos lá, para quem não sabe eu tenho 25 anos, faço aniversário em Janeiro, ou seja, daqui a 148 dias estarei com 26!!!! E tem uma hora que a idade pesa, começam as preocupações sobre o futuro, a carreira, o relacionamento, as metas, e muito mais. Decidi separar por temas e hoje basicamente vou falar dos meus medos em geral.

Medo 1: A pressão da idade: 25 anos é muita idade, para alguns pode ser que não, mas eu pelo menos estou com muito medo dessa idade, principalmente se parar para pensar o que fiz da minha vida até agora. Vejo muitas meninas, ops, mulheres que aos 25 anos já realizaram muitas coisas, conquistaram tantas coisas e eu ainda não. Ao mesmo tempo sei que não devo me comparar com ninguém, só que a questão não é comparação é apenas uma observação, quem nunca? Vou completar 26 logo logo e o que tenho feito? Com o que tenho gastado meu tempo? O que deve ser feito urgente? O que não fazer?

Sim, são muitas perguntas, e poucas respostas. Com o tempo vou descobrindo, mas e aí vem, ainda da tempo?? Eu tive uma infância bem legal, apesar de que não tenho muitas memórias dessa época e uma juventude meio perturbada. Nunca conversei com isso sobre ninguém, mas eu sempre gostei de ficar na minha, de brincar sozinha, nunca fui uma criança agitada, bagunceira, muito menos uma adolescente problemática, tive aquelas fases revoltada mas tudo com sua dose de explicação. Meus pais se separaram quando eu tinha 12 anos e isso não me afetou muito, nunca fiquei triste por conta disso, entendia a relação deles e torcia para que eles fossem felizes. Daí fiquei anos morando sozinha com minha mãe. Nessa época minha irmã que é 8 quase 9 anos mais velha que eu já não morava com a gente, ela casou muito cedo, engravidou e saiu de casa. E como eu disse sempre foi eu e minha mãe. Não éramos muito amigas, nem compartilhávamos muitas coisas, ela vivia o mundinho dela e eu o meu. Eu acabei sendo muito presa, não podia fazer um monte de coisas que queria e quando se tem 14, 15 anos queremos descobrir o mundo, se aventurar, apaixonar, sofrer por garotos tolos, e descobrir sozinha a vida. Fui muito barrada, já que minha mãe tinha medo deu cometer os mesmos erros que minha irmã, o que foi sempre uma merda. Eu só poderia namorar com 18 anos, esse tema sempre foi muito pregado pela minha mãe, nada de namorico mesmo. Quando eu gostava de um menino tinha que esconder o máximo possível, ela não poderia nem sonhar. Isso impediu que eu tivesse muitas experiências, e hoje vejo o reflexo disso.

Bom, nem tudo foi desastre, até que eu consegui sair bastante depois de um tempo, mas não tanto como eu gostaria, nem ir a todas as festas que minhas amigas iam, mas deu para aproveitar bastante. Eu sempre respeitei minha mãe apesar de tudo, afinal de contas ela sabe mais que eu! Quando fiz 18 anos eu logo queria um namorado e acabei arrumando e fiquei com ele por 6 anos. O tema relacionamento fica para uma próxima. O que precisa ser colocado como medo e idade é que nesse tempo de relacionamento eu deixei muita coisa passar e agora eu quero aproveitar tudo, mas vejo que estou muito velha e que muita coisa não é mais para mim.

Medo 2: Profissão/Carreira:
Eu custei para entrar na faculdade e hoje estou no 7º período, quase formando, e aí vem à dúvida, será que é isso mesmo que eu quero, confesso que não sei. Estava gostando muito do curso, mas não me encontrei, ainda nem tenho tema de pesquisa, não queria fazer nada só por fazer. E só de pensar em ter que fazer vestibular de novo, mais 4 ou 5 anos de outro curso me arrepia.

Medo 3: Pós-formatura:
Já falei um pouquinho da faculdade e vem outro medo, o que fazer depois que formar? Designação para professor não esta fácil, muito menos concurso público. Aí você pergunta: Mas Aliandra você pode fazer Mestrado, Doutorado! Então, como eu disse antes não tenho área de pesquisa, e mestrado na área de História não é nada fácil, e como eu não sei o que quero não é certo que eu faça pesquisa e prossiga com essa área. E quando eu formar minhas bolsas acabam e vou ter que procurar emprego. Procurar emprego não é nenhum bicho de 7 cabeças, contudo não esta assim tão fácil encontrar trabalho. Afinal de contas até eu formar em outro curso terei 30/31, até ter uma profissão, nossa desisti, to velha demais.

E não é bobeira pensar assim, afinal de contas o tempo esta passando muito rápido e quando pensar que não é tarde de mais. Do futuro nada sabemos, mas para ele ser sólido é com o que construímos agora. Pode parecer besteira, mas nossa sociedade cresce e é instruída para ter um futuro seguro, com tranquilidade e para tal coisa temos muito trabalho, estudar desde cedo, formar numa universidade, continuar com os estudos, conseguir um trabalho, passar num concurso público e envelhecer com tudo aquilo que foi construído por anos e mais anos.

Se eu fosse mais jovem, lá pelos meus 17, 18 anos faria tudo diferente, estudaria mais, entraria na universidade, estudaria para um concurso, iria me esforçar muito mais para ter esse então futuro. Sei que ainda tem tempo de concretizar algumas coisas, mas outras não.

Quando comecei escrever esse post tive que parar e na hora que eu estava na frente do espelho vi que tinha um fio de cabelo branco, minha nossa, comecei a chorar, e fiquei ainda mais desesperada com o peso da idade. Isso é normal? Ou preciso de uma psicóloga urgente? Alguém sente isso? E depois da formatura o que fazer? Seria tudo mais fácil se eu tivesse encontrado meu caminho e seguir por ele, enquanto não encontro vou levando a vida e acertando e errando por essas estradas da vida.

Quero que vocês participem desses especiais aqui do blog, contem quais são seus medos, dificuldades, inseguranças, desabafem e juntas vamos compartilhar experiências.


Um forte abraço!!!!!!!!


0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Aliandra Souza,28 anos, formada em História pela UFJF. Formei, mas não sei o que quero fazer. Na verdade eu sei, só ainda não encontrei as ferramentas necessárias para ter o que quero. Gostaria de escrever um livro, fazer um roteiro para série, será que eu sonho muito? Aqui no blog você encontra um pouquinho de tudo que eu gosto, além de várias dicas bacanas. Adoro participação das leitoras, deixe seu comentário. É feito com muito carinho, espero que gostem!
Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!