sábado, 24 de maio de 2014
Oi gente, tudo bem? Espero que sim!!
O post de hoje é mais que especial, foi feito por uma amiga linda a Amanda. Conheci ela na faculdade e foi uma amizade assim muito especial, passamos pouco tempo juntas mas tenho uma admiração muito forte por ela. Além de amiga ela é leitora aqui do blog, sempre curte minhas publicações, comenta, uma fofa. Outro dia ela postou no facebook dela o resultado da customização que ela fez numa cômoda e eu amei. Então perguntei se ela topasse escrever pra gente como ela fez o passo-a-passo e ela topou e contou tudinho pra gente!
Vamos conferir:

Você vai precisar (Dimensões da minha cômoda: 1,06 de comprimento x 47,5 cm de largura x 99cm de altura)
1° - De uma cômoda a ser customizada
2° -3 lixas n° 120
3° - 2 potes de tinta branca (fosca) para artesanato (acrilex/500ml) látex PVA- base água
4°- Termolina leitosa (impermeabilizante para telas e artesanatos) CORFIX (500 ml)
5°- Cola branca escolar (ACRILEX, 500G)
6°- 3,0 metros de tecido estampado (eu usei 1,5 m de tecido roxo de poá branco (tricoline) e 1,5 m de tecido branco estampado floral (sarja acetinada com elastano))
7°- Tinta para pátina prateada (acrilex)
8°- Verniz (pode ser fosco ou brilhante, eu usei o fosco, pois não tinha brilhante)
9°- Uma trincha fina (para os detalhes e acabamento)
10°- Um rolo (rolinho) para aplicar a tinta Branca
11°- Quatro ou cinco cartolinas brancas para dar firmeza ao tecido de algumas partes da cômoda.
12°- 12 puxadores no formato de rosa

Como fazer:
1° Caso a sua cômoda seja de mogno com brilho (como era a minha) lixe-a por completo, até que toda a camada brilhosa seja removida.
2° Pinte toda a cômoda com a tinta branca. Dê uma segunda demão de tinta para que não fiquem falhas na pintura. É importante pintar a cômoda para que o tecido não “mude de cor” em função da cor de fundo (a tinta que a cômoda vem da fábrica). Deixe a tinta secando por um dia.
3° Para a minha cômoda, optei por cobri-la de tecido praticamente por inteiro: tampo, gavetas, porta da sapateira e laterais.
Para o tecido que cobre o tampo, usei termolina para impermeabilizá-lo e dar firmeza na hora da aplicação. Para aplicar a termolina use a trincha. Deixe a termolina agir até que o tecido adquira uma textura firme; o tempo de secagem deve ser de uma a uma hora e meia.
4° Para a aplicação de tecido nas gavetas, porta e laterais, contaremos com a ajuda da cartolina. O uso da cartolina é importante para que não dê bolhas na hora da aplicação na cômoda. Ao aplicar o tecido na cartolina facilitamos a aplicação na cômoda.
Para o tampo, a porta, duas gavetas grandes e uma gaveta pequena, usei o tecido branco com estampa floral. Para as outras três gavetas e as laterais, usei o tecido roxo com poá branco.
A aplicação do tecido é um processo bem simples, você só deve tomar cuidado para não formar bolhas. Meça o comprimento das partes a serem cobertas com o tecido, e corte a cartolina no tamanho de acordo. O tecido deve ter 4 centímetros de sobra em todos os lados. Aplique a cola na cartolina e coloque o tecido sobre ela, deixando sobrar “rebarbas” iguais em todos os lados. Use um cartão magnético (de banco, por exemplo) para alisar o tecido a fim de que não dê bolhas. Faça um corte em diagonal, passe cola nas laterais do tecido e cole-as no outro lado da cartolina, para dar finalização. Repita o mesmo processo com todas as cartolinas para as gavetas, as laterais e a porta.
5° Para aplicar o tecido no tampo, use o rolo largo para passar a cola. Aplique o tecido por partes, se preocupando sempre e esticar o tecido com o cartão para que não dê bolhas. No tampo o tecido também deve sobrar um pouco. Onde houverem quinas, procure fazer como em um embrulho para presente: tente dobrar o tecido e aplique bastante cola para finalizar e impedir que ele venha soltar futuramente. Quando a cola estiver um pouco mais seca, corte com a ajuda de uma tesoura ou estilete, bem rente para que o tecido não fique “sobrando”. Para dar acabamento, passe  mais cola e pressione bem firme para que ele não desfie depois.
Aplique cola nas gavetas e fixe a cartolina com tecido, uma a uma, alisando-a como cartão para não dar bolhas e para fixar a aplicação com bastante firmeza. O mesmo processo deve ser repetido com a porta e as laterais.
6° Deixe a cola secar bem, a cômoda deve descansar por mais um dia.
7° Para dar um aspecto envelhecido aos puxadores florais, aplique superficialmente a pátina prateada com a ajuda da trincha. A aplicação deve ser bem suave, pois a finalidade é apenas dar um aspecto envelhecido.
8° Agora, você deve com o auxílio de uma chave de fenda fazer os furinhos (no tecido) onde entrarão os puxadores (os furinhos podem continuar no mesmo local em que estavam antes da aplicação com tecido). Feito isso, sua cômoda está quase pronta.
9° Por último, aplique verniz fosco. Você pode aplicá-lo apenas nas partes onde não há tecido, ou seja, nas partes brancas. Eu optei por aplicar em toda a cômoda, uma tentativa de protegê-la da poeira/sujeira, mas este é um critério pessoal.

Como ela era: (esta á uma imagem aproximada. Consegui esta foto na internet, pois eu, muito burra, não pensei em registrar o passo a passo com a minha própria cômoda, infelizmente!.. Coisa de principiante; mas ela é bem parecida com a minha, tem os mesmo padrões: 5 gavetas grandes, uma pequena e uma sapateira)


Como ela era:

Como ela ficou:





Segue o link do vídeo com o tutorial no qual eu me inspirei para fazer a minha cômoda. Ele mostra o passo a passo direitinho, fica bastante fácil de compreender o que eu fiz, pois segui os mesmos passos do vídeo. (É a primeira cômoda da matéria)
              
Ficou linda!!! Com certeza deu uma outra cara no quarto dela! Adoro essas customizações, tenho muita vontade de fazer na minha cômoda, e numa estante que tenho que é velha e não combina nada com o resto dos meus moveis. Quem sabe agora eu crio coragem e faço alguma coisa!
E aí meninas, o que vocês acharam? Quero ver todo mundo comentando!
Se você fez ou vai fazer uma customização e quer ver seu trabalho publicado, me mande um texto com o passo-a-passo, fotos de antes e depois para o e-mail do blog blogsimplesmentelili@hotmail.com
Vou ficar muito feliz em ver seu tutorial aqui no blog, além de vocês poderem divulgar entre suas amigas e deixar dicas para outras meninas.

Amanda, muito obrigada por participar do blog! Quero ver você mais vezes aqui heim!!

Até o próximoooo!

Beijossssssssss

Instagram: @aliandrasj

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Aliandra Souza,28 anos, formada em História pela UFJF. Formei, mas não sei o que quero fazer. Na verdade eu sei, só ainda não encontrei as ferramentas necessárias para ter o que quero. Gostaria de escrever um livro, fazer um roteiro para série, será que eu sonho muito? Aqui no blog você encontra um pouquinho de tudo que eu gosto, além de várias dicas bacanas. Adoro participação das leitoras, deixe seu comentário. É feito com muito carinho, espero que gostem!
Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!