quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Oi gente, tudo bem?
Como o tempo esta passando rápido hoje já é 22 de janeiro, daqui a pouco o mês acaba e quando pensar que não já estamos no final do ano. Por isso eu acho super válido fazer um planejamento das coisas, das atividades, e principalmente no setor financeiro. Planejar desde o inicio do ano faz com que ao longo do ano conseguimos enchergar aquilo que conseguimos fazer e aquilo que não. 
O post de hoje é sobre planejamento de viagem para as férias de Dezembro, mas junto estou planejando as férias de Julho também. Então ao longo dos meses ai vocês vão poder acompanhar comigo passo-a-passo de como estou organizando minha viagem, e minhas férias.

Vou começar contando desde o inicio, para mim o primeiro passo foi fazer as contas de quanto eu ganho, quanto eu tenho de contas no cartão de crédito e de quanto eu posso juntar.

Para finalidade do post no blog eu usei outros valores só para mostrar mesmo para vocês. Tem muita gente que prefere fazer planejamentos no Excel ou mesmo no Word/computador eu prefiro fazer as contas no papel, para mim parece mais real sabe. (Apesar deu ser péssima em contas).
Como vocês podem ver "tenho" R$400,00 para juntar até o mês da viagem. Bom esqueci de mencionar que no post de hoje vou mostrar o planejamento para uma viagem no mês Dezembro/2014. Escolhi esse mês já que é período de férias e de muitos recessos, meu namorado fica desde a semana antes do natal até mais ou menos o dia 02 de Janeiro sem trabalhar então é uma boa oportunidade para gente aproveitar. O segundo motivo é que da tempo de pagar as passagens aéreas, hotel tudo em 10 vezes e quando chegar Dezembro já esta tudo pago, sem dividas no cartão de crédito e todo dinheiro de final de ano vai ser destinado para essa viagem, se caso precisar gastar no cartão o limite esta disponível e não tem contas para Janeiro.

Como eu disse os valores que usei para publicar não é o valor real, bem que eu queria, na minha conta real eu consigo pagar a viagem (voo + hotel) durante 10 meses e ainda sobra uma graninha para juntar ou para outros gastos durantes os meses até a viagem. 
O principal de tudo é que quando você assume um compromisso, pelo menos eu, eu vou até o fim e me comprometo com aquilo, então nada de gastos extras ou desnecessários. Por exemplo, no inverno vou ter que comprar algumas peças de frio já que não tenho nenhuma, perdi muita coisa já que engordei bastante e eu até já doei as roupas que não me serviam mais, ou seja, mesmo que eu emagreça não tenho mais essas roupas. Só que como eu quero viajar e não posso gastar muito, vou comprar o minimo possível, somente o necessário e guardar tudo que puder.

Eu vejo pessoas viajando e sempre fico com vontade de ir também, aí eu lembro que nunca tenho dinheiro, e reflito porque não tenho dinheiro?, com o que eu gastei?, se aquilo era mesmo necessário? o que eu posso aproveitar, reciclar, reformar e esse ano eu decidi me organizar desde janeiro e poder fazer uma viagem legal que sempre foi meu sonho.

Para onde ir?

Essa escolha varia com a quantidade de dinheiro que vamos juntar e com a data da viagem. Eu escolhi ir para Natal em Dezembro, é alta temporada então o preço é mais caro, tenho que juntar mais, abrir mão de muitas outras coisas. Poderia ir para um lugar mais perto e não gastar tanto, mas como Natal sempre foi um sonho eu decidi focar nesse sonho. Mas se você já fez as contas e não dá para ir esse ano para Natal, ou para uma cidade mais longe, mais cara você tem duas opções: 1ª Escolher outra data para a viagem, em vez de ir em Dezembro de 2014, vai em Julho de 2015 e assim por diante. 2ª Você pode escolher outro destino. Eu pensei em ir para outro lugar mas a diferença de valores nem foi muito grande e eu foquei no meu objetivo e vou conseguir a todo custo. 

Uma dica para vocês que eu ainda não comecei mas que é uma boa opção e vou fazer o mais breve possível é arrumar uma outra renda. Pode começar com o básico vender Avon, Natura, Jequiti e outras revistas. Pode vender doces, tortas, bolos na faculdade, comece com suas amigas até expandir para todos na faculdade. E olha, sempre tem alguém com fome da faculdade!! A dica é lanches rápidos, com a cara boa que chame a atenção das pessoas, sabe aquele brigadeiro suculento que todos que verem ficam desejando?! então mais ou menos assim que temos que fazer!!! srsrsrsr

Voltando para onde ir, eu escolhi um lugar que fosse praia e que tivesse bastante pontos turísticos para visitar e tirar muitas fotos. Quando eu pensei em outro lugar que não fosse Natal, com certeza envolvia praia. Seja onde eu for tem que ter praia e o hotel que eu escolher tem que ter piscina. rsrsrsrsr Conto mais detalhes disso para vocês depois.

Foquem nos lugares que vocês tem vontade de conhecer, seja praia, montanha, deserto, pequenas vilas, cachoeiras, etc. Não importa onde seja, pesquise bastante sobre o lugar e comece a olhar os preços de passagem e hotel para saber se entra nas suas condições financeiras.

Escolhido o destino o próximo passo é pesquisar, pesquisar muitoooo, passagens aéreas e hotéis. Pesquisei o máximo que vocês conseguirem. Se vocês planejam ir com o namorado/noivo/marido ou com as amigas, com sua família é legal vocês dividirem as funções, cada um pesquisa preço num site, numa agencia e uma vez por semana vocês juntam e conversam até chegar no melhor preço.

Pesquisar pacotes de viagem é sempre uma boa ideia. Pacotes para grupos de pessoas, para famílias, sempre tem um preço legal. Eu por exemplo, vou viajar apenas com meu namorado e cada dia um faz simulações de passagens + hotéis. Já procurei preços especiais para casal mas ainda não achei nada, somente preços comum.

Quando você já tiver o destino escolhido é muito importante pesquisar quais empresas aéreas fazem aquela rota e qual é o aeroporto mais próximo da sua casa e do seu destino. Eu moro em Juiz de Fora e o aeroporto mais próximo para poder ir para Natal é no Rio de Janeiro e em Natal é apenas um aeroporto que fica em Natal mesmo. Falo isso porque estava pensando em ir para Bento Gonçalves mas a cidade não tem aeroporto e o mais próximo é em Caxias do Sul. Quando é assim você tem que fazer outros planos e reservas, por exemplo, quando tiver no aeroporto de Caxias do Sul como chegar em Bento Gonçalves?? De ônibus?, qual o preço da passagem? Tenho que reservar antes? E os horários reservados batem? Vou ter que esperar muito? Quanto tempo? São algumas das perguntas que tem que ser feitas e respondidas.

Acontece em algumas viagens ter que ir com mais de um avião, que muitas vezes compra separado então tem muitos detalhes a ser visto e pensado. Porque imprevistos acontecem e já pensou você compra duas passagens aéreas e não da tempo de pegar o segundo avião?? Muito complicado. Isso pode acontecer e acontece direto, mas se o primeiro avião estiver no horário e você perder o segundo a empresa não cobre os seus gastos, quando você perde o segundo avião porque o primeiro atrasou aí é mais fácil conseguir que a empresa aérea te indenize sobre suas perdas. 

Eu tenho pesquisado muito sobre como planejar viagens e encontrei algumas dicas de pessoas que viajam todo ano e cada um para um lugar diferente e que sempre estão de olho nas passagens aéreas. A dica é olhar todo dia os preços das passagens e de vez em quando entrar de madrugada na internet em busca de promoções. Costuma ter sites, blogs que falam quando tal site esta em promoção, então é legal ficar de olho e encontrar o melhor preço. 

Eu tenho todos os dias e por enquanto os preços estão fixo, no dia que eu ver uma promoção eu compro as passagens.

Onde ficar???
Bom para hoje eu não vou focar nesse tema, mas o mais importante é pesquisar. Para quem olha preços em sites de compras coletivas, ou qualquer outro como decolar.com o bacana é pesquisar se o hotel tem site próprio, eu falo isso porque nem todos tem site e para mim já perde ponto um hotel que não tenho nem um blog simples com fotos do lugar. 

Pesquise bastante, leia o máximo que puder de informações. Converse com outras pessoas que já viajaram para o lugar e pegue informações como melhor lugar para ficar, praias, passeios, restaurantes, preços. Pesquisem avaliações dos hotéis, as pessoas sempre pontuam e comentam então é impostante estar atento a isso e não cair numa cilada.

Mais informações e dicas na parte 2! 
Tinha colocado algumas fotos mas deu erro, peço desculpas.
Sigam-me no Instagram: @aliandrasj

Beijosssssssssssss

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Aliandra Souza,28 anos, formada em História pela UFJF. Formei, mas não sei o que quero fazer. Na verdade eu sei, só ainda não encontrei as ferramentas necessárias para ter o que quero. Gostaria de escrever um livro, fazer um roteiro para série, será que eu sonho muito? Aqui no blog você encontra um pouquinho de tudo que eu gosto, além de várias dicas bacanas. Adoro participação das leitoras, deixe seu comentário. É feito com muito carinho, espero que gostem!
Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Arquivo do blog

Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!